Sono é vital para uma boa saúde

Psiquiatria Sono

O sono é uma necessidade humana básica e fundamental para a saúde física e mental.

Psiquiatria Sono

Os distúrbios do sono envolvem problemas com a qualidade, o momento, o tempo ou a duração do sono, que resultam em sofrimento e prejuízo no funcionamento. Os distúrbios do sono ocorrem juntamente com condições médicas ou outras condições de saúde mental, como depressão, ansiedade ou distúrbios cognitivos.

Esses distúrbios podem contribuir para outros problemas médicos e alguns também podem ser sintomas de problemas de saúde mental subjacentes.

Existem vários tipos de distúrbios do sono, dos quais:

360
Insônia

A insônia é caracterizada por uma dificuldade contínua de adormecer ou permanecer dormindo, apesar de querer dormir e ter tempo suficiente para dormir.

360
Apneia obstrutiva do sono

A apneia do sono é caracterizada por pausas na respiração durante o sono. Esta é uma condição médica séria que faz com que o corpo absorva menos oxigênio.

360
Paralisação do sono

A paralisia do sono é a perda temporária do controle muscular logo após adormecer ou antes de acordar. Conheça suas causas, sintomas e tratamentos.

360
Narcolepsia

A narcolepsia é um distúrbio neurológico crônico que envolve a diminuição da capacidade de regular os ciclos de sono-vigília. Os sintomas geralmente incluem períodos de sonolência diurna excessiva e breves episódios de sono involuntário.

360
Síndrome das Pernas Inquietas

A síndrome das pernas inquietas, também conhecida como doença de Willis-Ekbom, é geralmente um distúrbio de longa duração que causa uma forte necessidade de mover as pernas. Muitas vezes há uma sensação desagradável nas pernas que melhora um pouco ao movê-las.

360
Distúrbios do Ritmo Circadiano

360
Parasónias

As parassónias são uma categoria de distúrbios do sono que envolvem movimentos, comportamentos, emoções, perceções e sonhos anormais que ocorrem durante o adormecimento, o sono, entre os estágios do sono ou durante o despertar do sono.

360
Hipersónia

Distúrbio neurológico de tempo excessivo gasto a dormir ou sonolência excessiva. Pode ter muitas causas possíveis (como transtorno afetivo sazonal) e causar sofrimento e problemas de funcionamento.

360
Pesadelos

É um sonho desagradável que pode causar uma forte resposta emocional na mente, normalmente medo, mas também desespero, ansiedade, nojo ou tristeza. O sonho pode conter situações de desconforto, terror psicológico ou físico ou pânico. Depois de um pesadelo, a pessoa muitas vezes acorda em estado de angústia e pode não conseguir voltar a dormir por um curto período de tempo.

360
Distúrbio Periódico do Movimento dos Membros

Distúrbio do sono em que a pessoa move os membros involuntariamente e periodicamente durante o sono e apresenta sintomas ou problemas relacionados ao movimento.

360
Distúrbio do Sono pelo Trabalho em Turnos

Distúrbio do sono do ritmo circadiano caracterizado por insônia, sonolência excessiva ou ambos, afetando pessoas cujas horas de trabalho se sobrepõem ao período típico de sono. A insônia pode ser a dificuldade de adormecer ou de acordar antes de o indivíduo ter dormido o suficiente.

360
Sonambulismo

Fenômeno de sono e vigília combinados. É classificado como um distúrbio do sono pertencente à família das parassónias.

360
Bruxismo

O bruxismo é o ranger excessivo dos dentes. É uma atividade parafuncional oral, não relacionada com funções normais, como comer ou falar.

A Psiquiatria Sono visa tratar as dificuldades do sono que estão ligadas a problemas físicos e emocionais. Os problemas de sono podem contribuir ou agravar os problemas de saúde mental e podem ser um sintoma de outros problemas de saúde mental.

Cerca de um terço dos adultos relatam sintomas de insônia e 6 a 10 por cento atendem aos critérios para transtorno de insônia.

Psiquiatria
Sono Clínica Emmente

Psiquiatria Sono

Importância do Sono

O sono é uma necessidade humana básica e fundamental para a saúde física e mental.

O sono serve para descansar, reparar a mente e o corpo.

É vital para uma boa saúde e bem-estar físico e mental.

Existem dois tipos de sono que geralmente ocorrem num padrão de três a cinco ciclos por noite:

  • Movimento rápido dos olhos (REM) – aonde ocorre a maioria dos sonhos
  • Não-REM – tem três fases, incluindo o sono mais profundo

A quantidade de sono que precisamos varia dependendo da idade e de pessoa para pessoa. De acordo com a National Sleep Foundation, a maioria dos adultos precisa de cerca de sete a nove horas de sono reparador todas as noites. A Fundação revisou as suas recomendações sobre o sono em 2015 com base numa revisão rigorosa da literatura científica.

Muitas pessoas não dormem o suficiente. Quase 30% dos adultos dormem menos de seis horas por noite e apenas cerca de 30% dos estudantes do ensino médio dormem pelo menos oito horas em uma noite escolar média.

Períodos longos de sono de má qualidade podem fazer o oposto e ter um impacto negativo na saúde e no bem-estar físico e mental.

Não dormir o suficiente às vezes é descrito como privação de sono ou chamado de “privação de sono”, “insônia” ou “ineficiência do sono”.

Psiquiatria Sono

Sinais ou sintomas de problemas de sono

Clínica Emmente

Os sintomas dos problemas de sono dependem do distúrbio específico.

Alguns sinais de que você pode ter um distúrbio do sono incluem:

  • Habitualmente leva mais de 30 minutos todas as noites para adormecer
  • Acha difícil adormecer
  • Fica acordado por longos períodos à noite
  • Acorda várias vezes durante a noite
  • Acorda cedo e não conseguir voltar a dormir
  • Sente-se deprimido ou com um humor deprimido
  • Tem dificuldade de concentração
  • Fica mais irritado do que o normal
  • Costuma sentir sono durante o dia, tirar sestas frequentes ou adormecer em horários errados durante o dia
  • O seu parceiro(a) de cama diz que quando dorme, você ronca alto, engasga, emite sons de engasgo ou para de respirar por curtos períodos
  • Tem sensações de arrepio, formigamento ou choques nas pernas ou nos braços, que são aliviadas ao movê-los ou massageá-los, especialmente à noite e ao tentar adormecer
  • O seu parceiro(a) de cama percebe que suas pernas ou braços sacodem frequentemente durante o sono
  • Tem experiências vívidas e oníricas enquanto adormece
  • Tem episódios de fraqueza muscular repentina quando está com raiva ou com medo, ou quando ri
  • Sente como se não pudesse se mover quando acorda

Os problemas de sono a longo prazo afetam os relacionamentos e a vida social, deixando cansaço ​​o tempo todo, alterando o apetite e dificultando a realização de tarefas diárias.

Psiquiatria Sono

Consequências da falta de sono

Ter problemas para dormir com frequência pode ser uma experiência frustrante e debilitante.

O sono ajuda o cérebro a funcionar corretamente.

Não dormir o suficiente ou um sono de má qualidade tem muitas consequências.

As consequências mais óbvias são:

  • Fadiga
  • Diminuição de energia
  • Irritabilidade
  • Problemas de concentração
  • Capacidade de tomar decisões
  • Humor
  • Depressão
  • Ansiedade

Os problemas de sono podem agravar a depressão ou a ansiedade, e a depressão ou a ansiedade podem levar a problemas de sono.

A falta de sono e o excesso de sono estão associados a muitos problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas e diabetes. Os distúrbios do sono também podem ser um sinal de alerta para problemas médicos e neurológicos, como insuficiência cardíaca congestiva, osteoartrite e doença de Parkinson.

Psiquiatria Sono

Possíveis causas de problemas de sono

Existem muitas razões pelas quais podemos não dormir bem.

Algumas pessoas têm o sono naturalmente mais leve ou demoram mais para adormecer, enquanto outras podem dormir mal por causa da ansiedade, preocupação com eventos stressantes ou outros desafios da vida.

Há muitas coisas que podem influenciar a qualidade do nosso sono, como a nossa saúde física ou mental, a educação, as coisas que nos acontecem e até o nosso temperamento.

No entanto, maus hábitos de sono ou má higiene do sono, como não relaxar ou descontrair antes de dormir, são as causas na maioria dos problemas de sono.

Clínica Emmente

Psiquiatria Sono

O que causa problemas com o sono?

As coisas que afetam o sono são diferentes para cada pessoa.

Eles podem incluir:

  • stresse ou preocupações – por exemplo, problemas com dinheiro, moradia ou trabalho
  • problemas com habitação onde você dorme – por exemplo, se você dorme em algum lugar desconfortável ou é facilmente perturbado
  • condições de saúde relacionadas ao sono, também conhecidas como distúrbios do sono
  • ser mãe ou pai
  • tomar medicação, incluindo iniciar ou interromper a medicação
  • drogas recreativas e álcool
  • trabalhar à noite ou ser trabalhador por turnos
  • situações de trauma atual ou passado
  • problemas de saúde mental e física

 

Para além da psiquiatria sono a psicoterapia é uma das mais utilizadas formas de terapia para os distúrbios do sono.