Dra. Joana Pereira
Médica – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Internato em Psiquiatria – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Áreas de Diferenciação:
- Psicogeriatria
- Psicose e Prevenção de Psicose
Doenças que trata:
- Síndromes Demenciais Alzheimer, Demência Vascular, Demência de Corpos de Lewi
- Perturbações Psicóticas, Esquizofrenia, Perturbação Delirante Persistente, Perturbações Psicóticas Breves
- Perturbação Depressiva Major
- Perturbação Afectiva Bipolar
- Ciclotimia
- Perturbações de Adaptação
- Perturbações da Ansiedade, Pertubação Ansiedade Generalizada, Perturbação de Pânico, Fobias Específicas
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Formações
Intervenção Psicológica nas Disfunções Sexuais – Instituto CRIAP
Intervenção Psicológica em Crise – Instituto CRIAP
Especialização Avançada em Terapia Familiar e de Casal – Instituto CRIAP
Pós-Graduação em Medicina Social – Universidade Católica de Lisboa
The essential of Neuropsychiatry – Neurology and Psychiatry Oxford
Psychopharmacology – British Association of Psychopharmacology
Advanced Course of Applied Clinical Psychopharmacology
Atividade Científica:
Autora do Manual Raciocínio Clinico em Psiquiatria (Volumes I e II)
Tradutora do Capítulo “Memórias de uma doença nervosa” do livro “Madness and Modernism”
Research Placement at High-Risk for Psychosis group at IoPPN – King’s College London
ARTIGOS PUBLICADOS:
Probability of transition to psychosis in individuals at clinical high risk: an updated
meta-analysis – JAMA psychiatry – 2021
Longitudinal outcome of attenuated positive symptoms, negative symptoms,
functioning and remission in people at clinical high risk for psychosis: a meta-analysis –
Eclinical Medicine- 2021
Clinical outcomes in individuals at clinical high risk of psychosis who do not transition
to psychosis: a meta-analysis – Epidemiology and psychiatric sciences – 2022
Predicting bipolar disorder I/II in individuals at clinical high-risk: Results from a
systematic review – Journal of Affective Disorders– 2023
Exploring relational and moral features in medical students – International Journal of
Medical Education – 2021